Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

É preciso estimular competição de energia solar, diz especialista

Americano diz que, em cinco anos, 6% da geração nos EUA virão do sol

É preciso estimular competição de energia solar, diz especialista

A expansão da geração de energia solar não ocorre de um ano para outro, mas uma vez conhecida e instalada a tecnologia, ela tende a se disseminar mais rapidamente por conta dos ganhos de escala e a consequente redução dos preços. Quem explica esse fenômeno é Arthur Haubenstock, vice-presidente da maior empresa de soluções em energia solar da Califórnia, a 8minutenergy Renewables — oito minutos é tempo que leva para a luz do sol chegar à Terra. No estado — um dos mais avançados em energias renováveis dos EUA — demoraram anos até a energia solar ganhar alguma escala . Agora, segundo ele, a previsão é que, daqui a cinco anos , 6% de toda a geração elétrica dos EUA dever ão ser de origem solar . No Brasil , o índice era de 0,003% em 2014. Haubenstock esteve no Rio nesta quarta-feira , para participar do seminário Brasil Solar Power.

 
 
O que podemos aprender com a experiência americana para geração solar?

Nós vemos muitos paralelos entre as experiências californiana e a brasileira. O Brasil tem muitos recursos solares, tem muitas necessidades energéticas e, como a Califórnia, tem muita geração hidrelétrica. Nós vimos um crescimento tremendo em energias renováveis no meu estado, embora isso tenha levado algum tempo para ocorrer. A primeira lei que previa geração renovável foi aprovada em 2002, mas não vimos muito acontecer até 2010, por conta da crise econômica. Mas hoje, não só na Califórnia, mas em todos os EUA, hoje prevemos que 6% da energia elétrica total virá de fonte solar nos próximos cinco anos.

A Califórnia optou por grandes usinas , ou geração solar distribuída em casas e comércios?

A grande maioria do crescimento veio de grandes usinas, porque elas são em geral 25% mais baratas do que a energia distribuída. Mas há coisas que a geração distribuída pode fazer que a concentrada em grandes usinas não pode, como permitir a construção em áreas urbanas e até fornecer, combinada com baterias, soluções de confiabilidade ao sistema, economizando milhões de dólares. Depende do local.

Leia na íntegra AQUI