Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Diretor da Aneel presidirá associação internacional de regulação

André Pepitone da Nóbrega foi eleito para um mandado, de três anos, que inicia em 1º de junho de 2018; é a primeira vez que um brasileiro assume

Diretor da Aneel presidirá associação internacional de regulação

O diretor da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, foi eleito presidente da Associação Iberoamericana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae). O mandado, de três anos, inicia em 1º de junho de 2018. Esta é a primeira vez que um brasileiro assume à frente da associação, que reúne 27 organismos reguladores de energia de 20 países ibero-americanos com objetivo de promover debates, troca de experiências e fortalecimento do contato institucional entre os reguladores dos países-membros.

André Pepitone da Nóbrega destacou que é fundamental para os países associados criar as condições regulatórias adequadas para que o mercado e os consumidores de energia elétrica possam se beneficiar dos avanços tecnológicos. “Precisamos consolidar um ambiente que privilegie a transparência, a estabilidade e a participação de todos os atores envolvidos no processo regulatório, de modo a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento da matriz energética”, reforçou.

Servidor de carreira da Aneel, André Pepitone exercia o cargo de segundo vice-presidente da Ariae desde 2015. Além da eleição para a presidência, a associação definiu ainda a nova junta diretiva que será composta por Josep María Guinart, da Espanha; Marcelino Madrigal, do México; Cesar Prieto, da República Dominicana; e Gerardo Triunfo, do Uruguai; como vice-presidentes. O atual presidente da Ariae, Daniel Schmerler Vainsten, dirigente do órgão regulador de energia peruano, continuará a ocupar um assento na direção da entidade.

O principal desafio da nova gestão é atuar na preparação dos órgãos reguladores de energia ibero-americanos para lidar com as tecnologias disruptivas, como o armazenamento de energia, a geração solar fotovoltaica, os veículos elétricos e a microgeração distribuída.

Outra iniciativa destacada pela nova diretoria da Ariae é o investimento na Escola Iberoamericana de Regulação (EIR), voltada à capacitação dos membros da associação. O objetivo é torná-la uma instituição referência no tema da regulação, que contribuirá para a formação contínua do corpo técnico dos reguladores e para o fortalecimento da regulação na América Latina. A EIR é uma iniciativa da Universidade Católica do Chile com a Universidade Esan, do Peru. No Brasil, ela é representada pela Fundação Getúlio Vargas. Os cursos da Escola Internacional são oferecidos em países ibero-americanos nas modalidades presencial ou a distância.

A Ariae está reunida até o final desta semana, no Brasil, na 22ª Reunião Anual da entidade, com parte da programação na sede da Aneel e parte no Palácio do Itamaraty. A Reunião de Reguladores da Ariae ocorre uma vez por ano e conta com a participação de associados e instituições convidadas, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações, experiências e melhores práticas. As últimas reuniões foram realizadas na Cidade do Panamá, em 2017; em Cusco, Peru, em 2016; e em Madri, Espanha, em 2015.