Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estatística

Diagnóstico aponta déficit em saneamento básico na zona rural

De acordo com o IBGE, apenas 32,8% dos domicílios rurais estão ligados à rede de distribuição de água, e 67,2% dos domicílios rurais usam outras formas de abastecimento

Diagnóstico aponta déficit em saneamento básico na zona rural

De acordo com o IBGE, apenas 32,8% dos domicílios rurais estão ligados à rede de distribuição de água, e 67,2% dos domicílios rurais usam outras formas de abastecimento – ou seja, soluções alternativas e coletivas de abastecimento –, enquanto 93,4% dos domicílios urbanos estão ligados à rede de distribuição de água. 

O mais recente diagnóstico do Ministério das Cidades sobre saneamento, divulgando neste ano, mostra que só 7,9% da zona rural da região Norte tem coleta de esgoto e menos de 10% nas áreas urbanas. É o pior índice do país.  Já no Nordeste, 23,8% da população do campo tem acesso ao tratamento. No Centro Oeste do país, 46,9% são beneficiadas. O Sudeste representa o maior índice de atendimento com saneamento básico, 78,3%. Espanta o número representativo da região Sul, onde apenas 38,1% dos moradores da zona rural tem acesso a saneamento, sendo o terceiro pior índice do Brasil. 

O diagnóstico divulgado neste anos também mostra que, em 2014, 156,4 milhões de brasileiros que vivem em áreas urbanas tinham acesso à rede pública de abastecimento de água. O número representa 93% dos moradores das cidades do país.

 Releases Empresas