Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Curitiba terá a primeira "escola inteligente"

Racionalização do consumo vai gerar economia de 52% em energia e 42% em água

Curitiba poderá ter a primeira escola com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), no nível Platinum, do Brasil. Está em processo de certificação a Unidade de Ensino do Senac no bairro do Portão, em Curitiba. Construída pela RAC Engenharia, a escola será inaugurada no dia 29 de julho. A certificação LEED Platinum agrega as mais altas pontuações em relação às construções sustentáveis, e tem como característica o uso inteligente de recursos naturais, a otimização dos materiais e a eficiência de equipamentos instalados na edificação.

O diretor da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, ressalta que para alcançar este alto nível de sustentabilidade é primordial implantar esse conceito desde a concepção do projeto até a execução da obra. “A racionalização do consumo na Unidade de Ensino do Senac Portão vão gerar economia que pode chegar a até 52% em energia elétrica e a até 42% em água”, destaca.

O principal item para esta redução de custos é a geração de energia através de 228 placas solares instaladas na cobertura da edificação, totalizando uma área de 370 m² de painéis fotovoltaicos, sendo esta até o momento a maior instalação junto a Copel, conforme registro de micro e mini geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os painéis vão captar a radiação solar e transformar em energia que vai abastecer a edificação. Quando a escola não estiver em uso ou tiver baixo consumo, a energia produzida será injetada na rede elétrica da Copel gerando créditos ao Senac, que serão abatidos na fatura mensal. “Estimamos que o retorno sobre investimento de todo o sistema se dará em aproximadamente 7,5 anos”, revela.

O diretor da RAC Engenharia explica que essa economia se dará não apenas pela geração de energia, mas também pelo uso inteligente da iluminação, que dispõe de 2,5 mil lâmpadas de LED com fotocélulas instaladas na área externa (em fachadas, postes e balizadores externos) e nas próprias salas de aula, que ainda contam com sensores de iluminação que desligam automaticamente após um período programado ou são acionadas quando identificado algum usuário nas instalações do prédio. “Além disso, foram instalados circuitos de iluminação individualizados, o que permite controlar o nível de iluminação e sombra em cada parte do ambiente”, destaca Cansian.

O gerente de projetos da Petinelli, empresa que liderou os trabalhos de consultoria ambiental do empreendimento para a certificação, André Belloni, ressalta ainda que as salas de aula foram projetadas de modo que sempre haja a possibilidade do uso da ventilação natural, promovendo conforto térmico no maior número de horas durante o ano e diminuindo a necessidade de uso do ar condicionado.