Fonte CEPEA

Ver cotações

Parcerias

Cresce instalação de carregadores de veículos elétricos no Brasil

Neosolar Energia e Grupo Moura firmam parceria e iniciam expansão de estações de recarga de veículos elétricos no Nordeste

Cresce instalação de carregadores de veículos elétricos no Brasil

Os veículos elétricos já são uma realidade próxima para os brasileiros. Um indicador disso é o crescimento da instalação de postos de recarga em locais comerciais e rodovias do país, implementados por iniciativas privadas.

Estas, por sua vez, estão se unindo de diversas formas, a fim de potencializar o crescimento do mercado de mobilidade elétrica. É o caso da Neosolar Energia, empresa pioneira e líder nacional em distribuição e instalação de equipamentos e infraestrutura para veículos elétricos e em energia solar fotovoltaica, e do Grupo Moura, líder em vendas de baterias na América do Sul. Ambas acabam de fechar uma parceria na instalação de projetos relacionados à recarga de veículos elétricos.

A partir de agora, a Neosolar, que atuou em mais de 100 novos pontos de recarga para veículos elétricos pelo país, contará também com a Rede especializada em baterias industriais da Moura como parceira para instalação dos seus projetos comercializados, já que a Rede tem presença em todo o Brasil.

Através da parceria, espera-se agilizar a oferta de pontos de abastecimento pelo país: “Para a Neosolar, poder contar com a Moura é excelente, uma vez que estamos expandindo nossa rede de instaladores através de uma empresa séria e reconhecida em todo o país pela excelência técnica”, avalia Raphael Pintão.

“Unindo nossas expertises, da NeoSolar com a parte técnica e comercial; e da Moura, com sua ampla cobertura para instalação, nos fortalecemos e colaboramos para que a sociedade se prepare mais rapidamente para receber os veículos elétricos, já que sabemos que a Infraestrutura é o segredo para que esse mercado se desenvolva”, ressalta o sócio-diretor, Raphael Pintão.

“Escolhemos o caminho das parcerias estratégicas e da formação de uma equipe técnica qualificada. A parceria é fundamental para consolidar a Moura como preparada para oferecer as tecnologias mais avançadas para eletrificação veicular, estando presente em todas as formas de geração de energia para esse mercado promissor. Das baterias à infraestrutura de carregamento”, reforça o gerente geral da Rede, Carlos Pessoa.

Os técnicos da Rede de baterias industriais da Moura responsáveis pelas instalações foram treinados presencialmente pela NeoSolar, em sua sede em São Paulo: “Unir-se a uma empresa com conhecimentos sólidos no mercado de veículos elétricos, como a NeoSolar, é essencial para mantermos o alto nível técnico dos nossos colaboradores, algo que sempre priorizamos na Moura”, complementa Carlos.

A Neosolar, além de atuar com projeto, instalação e comercialização de produtos de infraestrutura para veículos elétricos, também é parceira e distribuidora oficial de carregadores de veículos elétricos da francesa Schneider Electric no Brasil, e possui, em sua própria sede, em São Paulo, um destes carregadores que pode ser usado por qualquer pessoa que deseje abastecer seu veículo, sem custo algum.

A Moura oferece a seus clientes, de forma gratuita, um pacote completo e único no Brasil: de venda de baterias industriais originais de fábrica à logística reversa desses produtos, passando agora a atuar no novo front da implantação da infraestrutura para veículos elétricos.

A primeira estação instalada pelas empresas fica localizada na Reserva do Paiva, no município pernambucano do Cabo de Santo Agostinho. Para os próximos meses, serão instaladas novas unidades em Pernambuco e também no Ceará.

Outros indicadores de crescimento, fora os projetos e grandes parcerias que vêm do setor privado, são os incentivos, como o Programa Rota 2030 do governo federal, que pretende fomentar a produção nacional e diminuir os custos de veículos movidos à eletricidade.

Além do programa, a aprovação da resolução normativa 819/2018 da ANEEL, que passa a administração de redes de carregamento para a iniciativa privada, possibilita o livre mercado e a concorrência, barateando o custo. Segundo estudo da consultoria americana Mckinsey, a previsão é de que até 2030, 30% da frota brasileira tenha algum tipo de eletrificação.