Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

FDR Energia

Cresce a atratividade das fontes limpas de energia no Pará e Espírito Santo

Mapa revela que os estados ganharam competitividade para migração ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) em agosto 

Cresce a atratividade das fontes limpas de energia no Pará e Espírito Santo

A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de concluir o Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia do mês de agosto. O estudo mostra que os estados Pará com a nota “0,650” e Espírito Santo com “0,613”, passaram de uma viabilidade moderada para boa de migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

O mapa exclusivo também destaca entre os 15 estados mais atrativos: Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Santa Catarina, Rondônia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e São Paulo. O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade. O valor médio do índice da FDR Energia para todo o Brasil ficou em “0517” no mês de agosto de 2017.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas 50 (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro. Em linhas gerais, pode-se considerar que valores no índice abaixo de 0,4 como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6, com viabilidade moderada. Entre 0,6 e 0,8, boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade.