Renovavel

CPFL Energia reduz em 5,92% as emissões de CO2 em 2015

Emissões evitadas de CO2e do Grupo cresceram 30,4% em 2015, refletindo a expansão dos investimentos em geração renovável

CPFL Energia reduz em 5,92% as emissões de CO2 em 2015

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, reduziu em 5,92% as emissões de gás carbônico (CO2e) de suas operações em 2015 na comparação com 2014, em linha com o seu compromisso de promover a sustentabilidade em seus negócios. O volume emitido no ano passado alcançou 599,8 mil toneladas de CO2e, segundo estudo produzido pela Diretoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo.

Dois fatores explicam a redução nas emissões da Companhia: 1º) a diminuição de 1% no volume de energia perdida no segmento de distribuição na comparação entre 2014 e 2015, passando de 3,944 mil GWh para 3,904 mil GWh; e 2º) a redução da média anual do fator de emissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), medido em tCO2/MWh, em função do desligamento gradual das térmicas ao longo de 2015 – geração termelétrica média foi de 16,4 mil MW médios no primeiro semestre do ano passado ante 14,8 mil MW médios gerados no segundo semestre de 2015.

“Desde 2010, a sustentabilidade faz parte da estratégia empresarial do Grupo e do processo de tomada de decisões. Monitorar as emissões de CO2 é mais uma prova da preocupação da CPFL Energia de promover a sustentabilidade em seus negócios, o que nos faz estar presentes principais índices acionários sobre o tema, como o Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets, da Bolsa de Nova Iorque, e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa”, afirma o vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia, Luiz Eduardo Osorio.

No ano passado, o Grupo investiu R$ 247 milhões na expansão do sistema elétrico de suas oito distribuidoras, contribuindo para manter estável as perdas técnicas de sua rede. Os recursos foram aplicados na ampliação e construção de subestações, na construção de linhas de transmissão conectadas a novas fontes de suprimento de energia e na instalação de bancos de capacitores próximos aos consumidores industriais.

As concessionárias CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, CPFL Mococa, CPFL Sul Paulista, CPFL Leste Paulista, CPFL Jaguari e RGE foram responsáveis por 86,53% das emissões totais do Grupo, ou 519,03 mil toneladas de CO2e. Os ativos de geração contribuíram com 12,6% das emissões, ou 75,6 mil toneladas de CO2e. Os negócios de serviços de valor agregado, como a CPFL Serviços, a CPFL Atende e a CPFL Eficiência, participaram com 0,76% (4,58 mil toneladas de CO2e).

Além das redução das emissões de CO2e, o Grupo CPFL Energia registrou em 2015 crescimento de 30,4% no volume de emissões evitadas na comparação com 2014, para 3,41 milhões de toneladas de CO2e. Conceitualmente, as emissões evitadas são proporcionadas por aquelas atividades que substituem aquelas mais sujas. Por exemplo, as hidrelétricas que substituem as térmicas nas geração de energia.

Esse expressivo crescimento é relacionado ao aumento da produção de energia a partir de fontes renováveis, reflexo da expansão da CPFL Renováveis. Em 2015, a geração de energia a partir de usinas eólicas, biomassa, solar e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) da CPFL Renováveis cresceu 35,2% na comparação com 2014, alcançando 5,67 mil GWh, fruto da entrada de novos projetos em operação.

O resultado de 2015 consolida a trajetória verificada ao longo dos últimos anos da CPFL Energia em seu esforço para mitigar as emissões de suas operações. Em 2012, as emissões evitadas totalizavam 1,32 milhão de toneladas de CO2e. No ano seguinte, esse número subiu para 1,88 milhão de toneladas de CO2e, aumentando para 2,61 milhões de toneladas de CO2e em 2014. Tal crescimento está relacionado à forte expansão das atividades da CPFL Renováveis, cuja capacidade instalada do parque gerador cresceu 176,2% de 2011 a 2015, alcançando 1,8 mil MW.

O Grupo CPFL Energia também contabilizou a captura de 5,573 mil toneladas de CO2e em 2015. Esse número é fruto do plantio de 154,014 mil mudas de plantas pelos negócios de geração e distribuição da Companhia.

Releases Empresas

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.