Energia

CPFL Energia e Hertz firmam parceria para aluguel de veículo elétrico na região de Campinas

Acordo inédito no Brasil irá disponbilizar um Renault Zoe para locação na loja da Hertz do Aeroporto de Viracopos
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e a Hertz, maior empresa de locações de veículos do mundo, firmaram parceria inédita no Brasil para a introdução de um automóvel elétrico na loja do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O acordo faz parte das ações do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia – Emotive.

A partir do começo do segundo semestre de 2016, os clientes da Hertz poderão alugar um Renault Zoe, que compõe a frota própria de veículos elétricos da CPFL Energia. O carro tem autonomia de 150 quilômetros e poderá ser reabastecido gratuitamente em qualquer um dos 25 eletropostos públicos que o Grupo pretende instalar até o final deste ano. A unidade da Hertz em Viracopos também possui um ponto de carregamento instalado.

“Um dos objetivos da parceria com a Hertz é estudar o perfil de uso dos veículos elétricos pelos motoristas que os utilizam para fins particulares, além de ampliar as pesquisas sobre o impacto da tecnologia na rede de distribuição local”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

“Sempre buscamos oferecer opções e serviços diferenciados aos nossos clientes”, explica a diretora de marketing da Hertz, Ana Paula Kuba Ide. “Esta parceria é uma maneira inovadora de proporcionar uma nova solução em transporte, e ainda vai ao encontro de nossa responsabilidade ambiental”, completa.

Ao devolver o Zoe, os clientes da Hertz poderão preencher um questionário relatando a sua experiência com o carro elétrico, tornando-se parte importante do projeto de P&D. Além disso, o veículo contará com um sistema de telemetria para coleta de informações do funcionamento do carro que serão usadas no projeto.

Outro objetivo do acordo com a Hertz é aproximar o motorista tradicional da tecnologia dos veículos elétricos, que vem ganhando cada vez mais espaço nos EUA e na Europa pelo seu baixo custo operacional e baixo impacto ao meio ambiente. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil tem hoje 1,8 mil unidades em circulação, entre elétricos e híbridos.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia – Emotive possui cinco eletropostos públicos em operação. Quatro deles estão em Campinas e um em Jundiaí, áreas de concessão da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga: