Bioenergia

Cooperativa inaugura maior usina de energia solar voltada ao agro do estado de SP

Instalado ao custo de R$ 5 milhões, complexo com 3,6 mil placas fotovoltaicas vai abastecer 28 unidades da Coopercitrus e reduzir em mais de 50% gastos com energia elétrica.

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) inaugurou em Bebedouro (SP) nesta quarta-feira (24) a maior usina de geração de energia solar destinada ao setor agropecuário no estado de São Paulo.

Destinado a abastecer integralmente 28 unidades do grupo por meio de créditos obtidos junto à rede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o complexo conta com 3,6 mil placas fotovoltaicas espalhadas por uma área de 10 mil metros quadrados próximo à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e demandou um investimento inicial de R$ 5 milhões.

A usina deve reduzir em mais de 50% os gastos com energia elétrica em toda a cooperativa – que tem representações em outras regiões de São Paulo e Minas Gerais ainda não abrangidas pelo novo sistema.

O sistema permite, via internet, o monitoramento remoto da operação e a correção em caso de falhas, explica Diego Branco, coordenador de energia fotovoltaica da Coopercitrus.
Além disso, é uma alternativa sustentável, com menor impacto ao meio ambiente e menor tempo de instalação em relação a outras modalidades como as hidrelétricas.

“Caso tenha alguma anormalidade na nossa usina fotovoltaica, remotamente a gente monitora e faz a intervenção para que volte a operação normal garantindo a entrega de energia da usina para o nosso consumidor”, afirma.

Nas condições atuais, a produção anual da usina instalada no complexo de grãos da cooperativa deve chegar a quase 2 gigawatts – o suficiente para abastecer, por exemplo, 23 mil geladeiras -, mas em até dois anos a expectativa é pelo menos triplicar a capacidade de geração do complexo, inclusive por meio de parcerias com cooperados.

“Esse foi só um primeiro passo. Como há viabilidade a gente quer crescer agora com sustentabilidade pra poder levar nossos cooperados a produzir energia, como também a gente quer aumentar nossa capacidade de produção para nós mesmos”, diz Branco.