Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Cooperativa Bom Jesus apresenta modelo de geração de energia a colaboradores da Cocamar

Objetivo da reunião foi promover a atualização sobre as tendências, desafios e inovações para produção florestal e a geração de energia de biomassa nas cooperativas

Cooperativa Bom Jesus apresenta modelo de geração de energia a colaboradores da Cocamar

Na quinta-feira (06/04) foi realizada na Sede da Cooperativa Bom Jesus na Lapa, uma reunião sobre Fontes de Energia com a participação de colaboradores da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O objetivo da reunião foi promover a atualização sobre as tendências, desafios e inovações para produção florestal e a geração de energia de biomassa nas cooperativas. Durante o encontro foram discutidas informações gerais sobre possíveis tecnologias para energia de biomassa para compreender que caminho e desafios que as cooperativas e também a sociedade podem ter no futuro na produção de energia.

O Diretor Secretário da cooperativa, José Rubens Rodrigues dos Santos, explicou sobre a secagem de grãos com pellets. “Com alto poder calorífico esse material substitui com muita eficiência a lenha, o bagaço, o cavaco e o carvão na geração de energia térmica e elétrica. Sua baixa umidade reduz riscos de incêndio e explosão presentes com o uso da biomassa verde e produz menos fumaça que a lenha normal, além de reduzir a poluição”, comentou o diretor.

“O pellets também facilita a alimentação da caldeira para produção de energia com maior precisão e economia de combustível. Sua forma compacta reduz espaço de armazenamento, facilita o manuseio, e reduz custos de transporte. A qualidade da secagem do grão feita com esse material é superior e tem bons resultados”, explicou Ricardo Dallabona, colaborador da Bom Jesus.

Fontes de Energia

As fontes de geração de biomassa, por exemplo, o que é deixado nas plantações e florestas pode ser utilizado como fonte de energia: resto de corte de madeira de reflorestamento e resíduos agrícolas como a palha de soja, milho e cana de açúcar. Esses resíduos passam por um procedimento e são transformados em energia de biomassa, comentou o palestrante. Futuramente até o lixo doméstico pode ser usado como fonte de energia renovável se tornando outra opção e colaborando para o meio ambiente, pois toneladas de resíduos que são deixadas em aterros sanitários podem ser biomassa para energia.

Existem hoje no mundo, aproximadamente, 1,5 mil usinas térmicas que queimam o lixo para gerar energia ou calor. O Japão, o bloco europeu, a China e os Estados Unidos lideram o ranking. No Brasil, não há térmicas com esse perfil em operação, embora alguns municípios estejam bastante interessados no assunto.

Pellets

É um produto da compressão de uma biomassa previamente seca e pulverizada com o objetivo de reduzir suas dimensões e concentrar o poder calorífico inerente. Qualquer biomassa disponível pode ser transformada em pellets, mas as mais utilizadas são os resíduos de indústria (serrarias, laminadoras, madeira de reflorestamento ou nativa, que é pouco utilizada), e a palha ou bagaço de cana de açúcar. A Cooperativa Bom Jesus tem 26 secadores de grãos. O pellets é usado em 12 deles.