Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Termogeração

Consumo de gás natural recua 11% em São Paulo no primeiro bimestre de 2017

Com o aumento da geração hidrelétrica, o uso menos intensivo das termelétricas no Estado resultou na retração do consumo de gás

Consumo de gás natural recua 11% em São Paulo no primeiro bimestre de 2017

O Boletim Energético da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira, 10 de abril, registrou no primeiro bimestre de 2017, um consumo de 756 milhões de metro cúbicos (m³) de gás natural no Estado de São Paulo, quantidade 11,25% menor que o verificado nos mesmos meses de 2016, quando atingiu 851 milhões de m³.
A maior queda no consumo de gás natural no Estado foi registrado no setor de termogeração que passou de 112 milhões de m³ no primeiro bimestre de 2016, para 3 milhões de m³, uma queda de 97,3%.

Para João Carlos Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, “a recuperação dos reservatórios com o regime de chuvas mais intenso no ano passado, fez com que as atividades das termoelétricas diminuíssem seu ritmo. Já nos demais setores a situação foi inversa, apresentando aumento no consumo do gás, o que representa uma expansão do gás natural na matriz energética paulista”, explica.

Ao contrário do setor de termogeração, a cogeração de energia elétrica (sistemas de geração distribuída de energia elétrica) apresentou um crescimento de 11,6%, passando de 44 milhões de m³ no primeiro bimestre de 2016 para 49 milhões de m³ em 2017.

As residências apresentaram no período um aumento de 9,4%, com quase 36 milhões de m³ consumidos, o setor comercial teve elevação de 8,3%, com 23 milhões de m³ e o setor automotivo um acréscimo de 3%, com 34 milhões de m³ de gás natural.

A indústria, setor que mais consome gás natural no Estado de São Paulo, praticamente manteve seu consumo estável, com aumento de 0,4%, totalizando 610 milhões de m³ consumidos nos dois primeiros meses deste ano.
Em 2016, os paulistas consumiram 5 trilhões de m³ de gás canalizado, contra 6 trilhões de m³ em 2015.

Sobre o Boletim Energético

O Boletim reúne mensalmente informações de eletricidade referentes aos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de gás canalizado e derivados de petróleo no Estado de São Paulo, com análises, quadros evolutivos e gráficos.