Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Consumo Consciente: Gestão de energia na produção para reduzir custos

A sobrevivência de qualquer atividade nos dias atuais está diretamente ligada ao Consumo Consciente de Recursos. A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais e na natureza.

Consumo Consciente: Gestão de energia na produção para reduzir custos

A sobrevivência de qualquer atividade nos dias atuais está diretamente ligada ao Consumo Consciente de Recursos. A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais e na natureza. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Tendo em vista os principais aspectos que envolvem o Consumo Consciente de Recursos, nos dias 03,04 e 05 de maio, a maior feira de aves, ovos e suínos da América Latina, AveSui, irá desenvolver dois painéis voltados a sustentabilidade na produção com o uso de “Biomassa e Bioenergia”,  “Reciclagem animal” e também “Como produzir sem afetar o meio ambiente”. “Se não consumirmos com consciência, não teremos um futuro na produtividade”, adianta Valmor Ceratto, consultor e produtor avícola que ministrará a palestra “Práticas de gestão de energias na granja – como reduzir custos”.

Painéis

Usar moderadamente tudo o que precisamos sem desperdício e, principalmente, reciclando água da chuva e compostando as fezes dos animais para transformar em adubo adequado na produção de grãos é uma das maneiras que possibilita essa transição para unir custo e benefício, aponta Ceratto. “Na palestra que reservo para o painel da AveSui irei projetar a granja pensando no consumo de energia e na praticidade do operador da granja. Para viabilizar a sustentabilidade na produção é preciso buscar recursos a juros subsidiados para a energia fotovoltaica, por exemplo, fazer biodigestores para produzir energia a partir do esterco das aves, fazer captação de água da chuva”, explica o avicultor que estará no Painel Consumo Consciente de Recursos – Como produzir sem afetar o meio ambiente, sob coordenação de Marcelo Miele, pesquisador da Embrapa.

Neste mesmo painel, será tratado “O uso racional de recursos hídricos na suinocultura”, com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Paulo Armanado de Oliveira; as “Alternativas na substituição de energia elétrica fotovoltaicas, biodigestores, geradores, entre outros” serão discutidas através do Dr. Cesare Quinteiro, diretor do Centro de Energia Sustentável do Instituto Certi. Dr. Marcelo Miele, da Embrapa, irá falar sobre a “Competitividade e geração de renda entre suinocultores integrados do Sul e Centro-Oeste”.

O Painel Reciclagem Animal, a gestores de projetos da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra), Cátia Macedo, trata do tema “Mitigando Riscos na Coleta de Carcaças de Suínos”. Já o Painel Biomassa e Bioenergia, coordenado pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Airton Kunz, irá trazer a “Experiência da rede de Biogás na estruturação da cadeia de biogás do Brasil”, através do Dr. Juliano Corulli Correa, além da “Experiência da Granka Haacke no uso de biogás na avicultura”, contada pelo Dr. Giovani Silvero Patuzzo, do Centro Internacional de Energias Renováveis. A “Tropicalização da Tecnologia dos Biodigestores Modelo Alemão”, será abordada pelo Dr. Márcio Andrade, coordenador técnico geral do Projeto Itapiranga; a última palestra deste painel falará sobre “Ecometano: Usinas de Biogás no Rio Grande do Sul”, com Dr. Alexandre Souza da Rosam, engenheiro de desenvolvimento de projetos.

Serviço

AveSui 2016
Data: 03 a 05 de maio de 2016
Local: CentroSul – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Organização: Gessulli Agribusiness
Tel. (11) 2118-3133 / www.gessulli.com.br