Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Universidade

Construção de carro elétrico rende homenagem a alunos de universidade

Integrantes da equipe B’Energy serão condecorados e receberão certificado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba

Construção de carro elétrico rende homenagem a alunos de universidade

Na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 19h, os alunos da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) que integram a equipe B’Energy serão homenageados em sessão solene na Câmara de Sorocaba pela projeção e construção do primeiro  carro elétrico da cidade. O evento será realizado para os pais dos alunos, coordenadores, professores envolvidos no projeto, patrocinadores, vereadores e secretários municipais.

“Estamos muito felizes e honrados por este reconhecimento. Foram quatro anos de trabalho, cerca de R$ 300 mil investidos por patrocinadores e muitas pessoas envolvidas. Esperamos de alguma forma, colaborar com a transformação da sociedade por meio da Engenharia”, diz Matheus Akira Tomoto, aluno do curso de mecatrônica e capitão da equipe B’Energy.

O veículo, que está entre os protótipos acadêmicos mais completos do Brasil foi totalmente desenvolvido pelos alunos, é 100% elétrico, com aceleração que vai de 0 a 100 km em 3,2 segundos e tecnologia de empacotamento de bateria, desenvolvida com base em pesquisas realizadas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que mantém o carro refrigerado por mais tempo garantindo mais potência com menos peso ao motor.

A equipe B’Energy foi criada em 2012 por alunos entusiastas do automobilismo  dedicados a desenvolver um veículo elétrico para competições Fórmula SAE. Atualmente, é composta por 43 anos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, de Produção, da Computação, Mecânica, Mecatrônica e Química da Facens. Como em uma empresa, os membros são divididos em setores para facilitar a organização e execução do trabalho e melhor atender a todos os quesitos avaliados nas competições.

Sobre a Facens: Criada há 40 anos, a Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba é uma das mais reconhecidas do gênero no País, tem foco na formação do engenheiro cidadão e apresenta um índice de 95% de formandos inseridos no mercado de trabalho. Oferece atualmente 10 cursos de graduação (Engenharia Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção, Agronômica e Tecnologia em Jogos Digitais), e 15 cursos de pós-graduação e especialização. Em seu campus com 100.000 m², em Sorocaba, 4.200 alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e laboratórios especializados. Entre os inúmeros projetos da Facens, destacam-se o Smart Campus, focado na inovação e uso do campus como espaço de prototipagem para soluções em cidades inteligentes (elaborado com o G-Lab, Global Entrepreneurship Lab, do M.I.T.), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps) e o primeiro Fab Lab do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada também pelo M.I.T.