Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Conceitos, serviços e tecnologias sustentáveis serão atrativos da Greenbuilding Brasil 2016

Maior evento da construção verde da América Latina exibirá desde inovações inspiradas na natureza e a busca de materiais de construção saudáveis, até um espaço especial com informações para certificações residenciais e comerciais

A sétima edição da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016 terá como seu principal atrativo a exibição e apresentação de novos conceitos, técnicas, materiais, serviços e tecnologias de construção verde em todo o mundo. Realizado em um momento em que o Brasil consolida sua posição no cenário global da construção sustentável, com projetos arrojados e um expressivo aumento no número de certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa, o evento acontece de 9 a 11 de agosto no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Com um público especializado, a Greenbuilding Brasil 2016 pretende fomentar ainda mais a consciência do mercado sobre a importância da sustentabilidade nas construções do país, que já está presente, sobretudo no segmento corporativo, mas também nos projetos residenciais e nos edifícios públicos.

A abertura do evento contará com a palestra do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, sobre o tema “O poder da Transformação em suas mãos”.

Casa Conceito

Destinada à demonstração dos conceitos de sustentabilidade para edificações residenciais e comerciais, a Casa Conceito é uma novidade do evento. O espaço simula um ambiente com uma série de soluções originais e avançadas, tanto na construção como na operação de edifícios verdes, relacionadas às categorias abordadas pelas certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa: Implantação, Uso Racional de Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Requisitos Sociais, Inovação e Projeto, e Créditos Regionais.

Para o desenvolvimento dos conceitos que serão demonstrados por meio de materiais e serviços sustentáveis, o espaço terá a curadoria de uma consultoria especializada em certificações sustentáveis, com a parceria de empresas fornecedoras desses materiais e serviços.

Sala Internacional

A Greenbuilding Brasil 2016 terá uma Sala Internacional exclusiva para apresentação de palestras com tradução simultânea, nas quais especialistas internacionais abordarão diversos assuntos hot topics, com um conteúdo técnico de elevado padrão e alta relevância para o mercado nacional e internacional.

Serão cerca de 50 palestras de profissionais de referência neste mercado, promovendo uma ampla disseminação de práticas inovadoras e casos de sucesso. Entre as apresentações, está prevista para o dia 09/09, terça-feira, uma que mostrará como a natureza pode inspirar inovações através da Arquitetura Biomimética, enfoque multidisciplinar que busca seguir uma série de princípios naturais ao invés de se concentrar em códigos estilísticos. 

Outra ideia inovadora será a apresentação no dia 10, quarta-feira, do Programa de Materiais de Construção Saudáveis desenvolvido pelo Google para criar locais de trabalho capazes de impactar positivamente a saúde dos colaboradores.

Novas soluções para a modernização de edifícios deverá introduzir no evento, também no dia 10, as melhoras práticas para superar as barreiras financeiras e técnicas em projetos de modernização capazes de estimular reduções significativas de energia em meio às dificuldades provocadas pelas alterações climáticas.

Também no dia 10 serão apresentadas as novidades do Zoneamento de São Paulo referentes à criação da Quota Ambiental e a outras medidas de incentivo às construções sustentáveis na cidade, que associam uma perspectiva de qualificação ambiental à produção imobiliária sob a forma de descontos em outorga onerosa.

Outro atrativo será a palestra que visa demonstrar viabilidade técnica e econômica de edifícios autossuficientes (net zero energy), otimizando investimentos em eficiência energética e energias renováveis com base no Programa de Geração Distribuída – ProGD lançado pelo Ministério de Minas e Energia.

Sala Saúde e Bem-estar

Pensando na influência dos edifícios na vida e na saúde dos indivíduos, a sétima edição da Greenbuilding Brasil contará com uma sala montada exclusivamente para apresentar os conceitos sobre o tema Saúde e Bem estar, com a inclusão de sessões educacionais que possuem sinergia com esses temas. A sala foi projetada de forma diferenciada, priorizando princípios da qualidade ambiental interna contemplados na certificação WELL, como qualidade do ar, iluminação natural e adequada, conforto térmico e mental, proporcionando uma experiência e uma reflexão sobre o assunto aos participantes das sessões.

Café da manhã para Mulheres

Um encontro dedicado às mulheres líderes em movimentos de sustentabilidade, de diversos segmentos, também será atração do evento. Chamado “Women in Green Power Breakfast”, o primeiro Café da manhã para Mulheres aconteceu na edição de 2016 da Conferência e, com o sucesso, fixou-se na programação.

Matchmaking em Eficiência Energética

A Low Carbon Business Action in Brazil, associação financiada pela União Europeia (UE), vai reunir Pequenas e Médias Empresas do Brasil e dos 28 Estados Membros da EU em sua primeira missão de matchmaking em Eficiência Energética em Edifícios e Construção Civil a ser realizada durante a Greenbuilding Conferência Internacional e Expo.

Para isso, a LCBA selecionará, por meio de uma candidatura prévia, às empresas que atuam com eficiência energética, pequenas e médias companhias que tenham soluções e tecnologias inovadoras para encontros de negócios e a possibilidade de acordos de cooperação para o desenvolvimento amplo de eficientes recursos de energia sustentáveis.

Acesse a grade completa de palestras do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016.

Sobre a Greenbuilding Brasil 2016

Promovida pelo GBC Brasil, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é considerada o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. Seu objetivo é fornecer conteúdos relevantes sobre o assunto para o mercado através de três iniciativas: Exposição, Conferência e Visitas Técnicas. Destinado a arquitetos, associações e instituições socioambientais, construtores e contratantes, designers, engenheiros, entidades governamentais, incorporadores e instituições financeiras, o evento chega a sua sétima edição no país em 2016 e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Sobre o GBC Brasil

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 100 diferentes países, cuja missão é transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building, em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem estar da atual e das futuras gerações. Suas atividades são focadas em capacitação profissional, disseminação de informações, relações governamentais e promoção das certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa.

Serviço

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016

Data: 9 a 11 de agosto de 2016

Horário da Exposição: 10h às 20h

Horário do Congresso: 9h30 às 18h30

Local: SP Expo Exhibition & Convention Center.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo