Bioenergia

Complexo Solar Apodi entra em operação comercial

Cerca de 170.000 lares no Brasil são abastecidos por energia elétrica proveniente do Complexo Solar Apodi, no Ceará.

Complexo Solar Apodi entra em operação comercial

O complexo de Apodi, localizado na cidade de Quixeré, estado do Ceará no Brasil, entrou em operação comercial. O empreendimento mantém um contrato de compra de energia de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O complexo deve fornecer cerca de 340.000 MWh de eletricidade por ano, o que deve abastecer mais de 170.000 lares.

“Esse é um marco estratégico para a Equinor. Com o complexo em operação e através de nossa parceria com a Scatec Solar, estamos complementando o portfolio da Equinor com energia solar. O complexo de Apodi soma à nossa carteira no Brasil, país considerado estratégico para a empresa. Isso também mostra que estamos bem adiantados na nossa jornada para nos tornarmos uma empresa de energia integrada, transformado recursos naturais em energia para as pessoas e trazendo progresso para a sociedade”, diz Pål Eitrheim, vice-presidente executivo de Novas soluções Energéticas na Equinor.

“Nós conseguimos implantar com sucesso o nosso primeiro complexo de energia solar no Brasil e estamos mais uma vez confirmando a nossa forte trajetória enquanto produtor independente de energia solar. Nós vemos um grande potencial de crescimento no Brasil e em outras partes da América Latina, e em breve começaremos a construir um novo complexo solar com capacidade 117 MW na Argentina, em parceria com a Equinor”, diz Raymond Carlsen, CEO da Scatec Solar.

A energia limpa produzida pelo complexo solar de Apodi é responsável pela redução de 200.000 toneladas de CO2 por ano.

Em outubro de 2017, a Scatec Solar estabeleceu uma Joint Venture 50/50 com a Equinor para construir, deter e operar complexos solares de grande porte no Brasil. A Joint Venture será responsável pela operação, manutenção e gestão de ativos do complexo.

A Scatec Solar detém 43,75% do Complexo Solar Apodi e a Equinor possui outros 43,75%. Os 12,5% restantes pertencem à Apodi Participações, formada pelas empresas brasileiras Z2 Power, Pacto Energia e Kroma Energia.