Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Com redução de tarifas, gás natural pode gerar economia de acima de 70% na geração de energia

Utilização do gás natural para a geração de energia em comércios e industrias no horário de ponta ficou ainda mais competitiva

A redução nas tarifas da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) nos segmentos industrial e comercial, em vigor desde o dia 31 de maio conforme deliberação da Agência Reguladora de Saneamento do Estado de São Paulo (Arsesp), ampliou a competitividade do uso de gás natural nos horários de ponta, entre 17h30 e 20h30, quando a tarifa de energia elétrica convencional pode ficar até quatro vezes mais cara que nos demais horários.

A deliberação da Arsesp determinou uma redução de tarifas que pode chegar a 8% para o segmento comercial e até 21% no industrial, dependendo do nível de consumo.

Com as novas tarifas, o uso do gás natural para a geração de ponta é possível atingir economia acima de 50% para a maior parte dos comércios e indústrias. As tarifas de energia das cinco distribuidoras atuantes na área de concessão da Comgás (Elektro, CPFL Paulista, CPFL Piratininga, EDP Bandeirante e AES Eletropaulo) podem chegar, no horário de ponta, a mais de R$ 1.500/Mwh contra cerca de R$ 450/Mwh com a utilização de geração a partir do gás natural canalizado.

Esses percentuais foram calculados com base na bandeira tarifária verde da energia elétrica, que não considera os acréscimos de eventual decretação de bandeiras amarela ou vermelha pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que pode ocorrer ao longo do período seco do ano, o que torna a geração de energia a gás natural ainda mais econômica.

“Diversos consumidores de energia como hospitais, universidades, hotéis, supermercados e até indústrias de pequeno porte cada vez mais veem no gás natural uma alternativa para operar seus geradores, principalmente no horário de ponta, situação em que a energia elétrica é muito mais cara. Com a redução das tarifas nos segmentos comercial e industrial, o gás natural ficou ainda mais vantajoso”, afirma o diretor de Marketing, Planejamento e Suprimento da Comgás, Sergio Luiz da Silva. 

“Além da economia, os clientes aumentam sua eficiência e segurança energética e obtêm ganhos operacionais. Por ter fornecimento contínuo, o gás natural elimina a necessidade de reposição de grande volume de combustível líquido. E há ainda os ganhos ambientais, já que o gás natural tem queima limpa, reduzindo a emissão de poluentes na comparação com os geradores a diesel.”

A geração de ponta vem crescendo após as consecutivas crises hídricas registradas nos últimos anos. Com a queda no nível dos reservatórios torna-se necessário o acionamento das usinas termelétricas, movidas por outros combustíveis, o que gera um encarecimento do custo de produção repassado aos consumidores.

Entre os clientes da Comgás que adotaram a geração de ponta a gás natural, parcial ou integralmente, estão o hospital Sírio-Libanês, o aeroporto internacional de Viracopos, o hotel Renaissance, o shopping Bourbon e os condomínios de escritórios World Trade Center São Paulo e Centro Empresarial Nações Unidas.

Sobre o gás natural

O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, e para a geração e cogeração de energia. Tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias e comércios, e mais conforto a clientes residenciais.

Devido à sua composição, o gás natural produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente. É um energético limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para a redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

O gás natural também garante mais segurança. Por ser canalizado, não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 80 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: www.comgas.com.br