Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Cientistas criam máquina que transforma CO2 em combustível

Se viável, carros podem ser movidos pela própria fumaça que emitem

Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA) acreditam ter conseguido criar com sucesso uma planta artificial que absorve gás carbônico (CO2) do ar e o converte em combustível sintético.

Toda a ideia é baseada em tentar criar um sistema capaz de emular a fotossíntese natural das plantas, mas de forma que seja útil para nós, humanos. Em teoria, se aplicado a carros, por exemplo, os veículos poderiam passar a ser movidos pelos próprios gases que emitem em suas formas líquidas.

Segundo o Gizmodo, a tecnologia é baseada em painéis solares e uma engenharia complexa que simula a eletrólise celular das plantas. A luz do sol gera um reação que resulta em um gás sintético que pode ser transformado em diesel.

Se o projeto se provar barato – e, ao mesmo tempo, rentável – ele pode se provar ainda mais eficiente e aplicável do que biocombustível convencional e carros elétricos. Mais ainda: a produção poderia ser aliada à de fazendas solares, unindo a produção de energia elétrica com a de combustível ecológico.