Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Centro regional da Eletrosul conquista certificação máxima em eficiência energética

Empresa contabiliza dez etiquetas com nível A emitidas pelo Inmetro

Centro regional da Eletrosul conquista certificação máxima em eficiência energética

Foto: José Luiz Horner Silveira/Divulgação Eletrosul O Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da Eletrosul, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, conquistou a Etiqueta PBE Edifica com nível A de Eficiência Energética, emitida pelo Inmetro. Com o reconhecimento, a empresa contabiliza dez etiquetas de eficiência energética para edificações, distribuídas em cinco prédios.

Para a certificação em Sant’Ana do Livramento, os principais critérios avaliados foram a envoltória da edificação – paredes externas e telhado –, iluminação, condicionamento de ar e o uso racional da água. As soluções aplicadas para o aproveitamento da água da chuva também foram consideradas na inspeção realizada pela Fundação Certi, organismo credenciado, garantindo bonificação na pontuação final. A edificação conta ainda com sistema de aquecimento solar.

A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/Procel Edifica. Em Santa Catarina, a Eletrosul recebeu a etiqueta nível A para a Casa Eficiente e sede administrativa, em Florianópolis, e ainda para o Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Campos Novos. Os dois últimos prédios também conquistaram o Selo Procel Edificações pelo pioneirismo da Eletrosul na adoção de alternativas arquitetônicas e tecnológicas de eficiência energética e de uso racional da água em suas instalações.

No Rio Grande do Sul, a classificação máxima em eficiência energética para instalações da Eletrosul foi emitida para o Centro de Visitantes do Complexo Eólico Cerro Chato e, recentemente, para o Centro Regional de Operação e Manutenção, ambos no município de Sant’Ana do Livramento.