Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relatório

Capacidade mundial de energia solar aumentou quase 50% em 2016

No ano passado, 76,1 gigawatts (GW) de capacidade de energia solar foram instalados em todo o mundo

Capacidade mundial de energia solar aumentou quase 50% em 2016

A queda no preço da energia solar e a expansão desse mercado caminham de mãos dadas. Um relatório recentemente divulgado pela consultoria SolarPower Europe mostra que 76,1 gigawatts (GW) de capacidade de energia solar foram instalados em todo o mundo no ano passado, um aumento de quase 50% em comparação com 2015, que já tinha sido um ano recorde para a indústria.

A capacidade total de energia solar global é agora de cerca de 305 GW, um grande salto em relação aos 50 GW instalados em todo o mundo há apenas 7 anos.

O maior crescimento no último ano ocorreu nos Estados Unidos e China, que duplicaram suas capacidades instaladas, puxando para cima o índice mundial. China acrescentou 34,2 GW e os EUA adicionaram 14 GW.

A Europa, no entanto, registrou uma desaceleração de 20 por cento em relação ao ano anterior, mas continua a progredir nesse mercado, que já atingiu 104 GW por lá.

O Reino Unido liderou as instalações no continente, com quase 30 por cento de crescimento, um ritmo que tem diminuído devido à remoção de subsídios e incentivos para instalações solares residenciais e usinas.

“Precisamos construir um grande projeto industrial em torno de energia solar e renováveis. Para começar, aumentar a meta de 2030 para energias renováveis para pelo menos 35% [acima dos 27% atuais] enviará um forte sinal de que a Europa está de volta ao setor de energia solar”, disse Alexandre Roesch, diretor de políticas da SolarPower Europe, ao jornal britânico The Guardian.

A Ásia, por outro lado, foi responsável por dois terços do total instalado no ano passado.