Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz começa a ser testado por clientes

Período de experimentação será de 1 ano com transportadoras europeias, o eActros tem autonomia de 200 km

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz começa a ser testado por clientes

.A Mercedes-Benz vai começar a testar este mês seu caminhão elétrico pesado, o eActros, com seus clientes em transportadoras na Europa.

Dez unidades, em duas versões (PBT de 18 ou 25 toneladas), serão colocados em condições reais de uso. De acordo com a empresa, objetivo a longo prazo é a condução silenciosa e livre de emissões em ambientes urbanos, com caminhões produzidos em série para esta aplicação.

Para esse teste, foram selecionados transportadores que trabalham em diferentes áreas, desde alimentos e materiais de construção até matérias-primas. Os eActros serão utilizados para operações que seriam realizadas por veículos com motor a diesel. O período de teste será de 1 ano.

Dois motores elétricos

O sistema de propulsão conta com dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro. Esses motores têm refrigeração líquida e operam a uma voltagem nominal de 400 Volts.

Esses propulsores geram 125 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada. Sua autonomia máxima de 200 km.

De acodo com a empresa, o resultando é um desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.