Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Brazil Windpower discute futuro da eólica em São Paulo

Energia eólica já é a segunda fonte da matriz elétrica brasileira com 15 GW de capacidade instalada

Brazil Windpower discute futuro da eólica em São Paulo

A edição comemorativa de dez anos do Brazil Windpower, principal evento do setor eólico do país, acontecerá, pela primeira vez, em São Paulo (SP), e reunirá os principais players do segmento para discutir técnicas, legislação e tendências para a fonte de energia que mais cresce no Brasil. Dados recentes da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) revelam que a energia eólica já é a segunda fonte da matriz elétrica brasileira com 15 GW de capacidade instalada, perdendo apenas para a hidroeletricidade.

De acordo com a ABEEeólica, são mais de sete mil aerogeradores instalados em 601 parques eólicos espalhados por 12 Estados. O notável crescimento da fonte e a retomada dos leilões reforçam a importância deste encontro. “Se considerarmos que a energia eólica tinha cerca de 1 GW instalado em 2011, é um feito realmente impressionante chegarmos a ocupar este lugar de destaque na matriz elétrica”, comemora a presidente da Associação, Elbia Gannoum.

A Baur do Brasil, empresa de tecnologia de diagnóstico de redes elétricas e componentes responsáveis por coletar a energia elétrica produzida pelos aerogeradores e conduzir até a conexão com o sistema elétrico, é uma das empresas patrocinadoras do evento e aproveitará a ocasião para reforçar sua marca e apresentar suas soluções para este mercado. “Este é um dos encontros mais importantes do setor elétrico brasileiro. Nossa participação faz parte da estratégia de fortalecer a marca da Baur do Brasil, e de estar em um evento que reúne os principais players da cadeia de produção”, avalia o diretor executivo da empresa, o engenheiro Daniel Bento.

Além de realizar a gestão preventiva da rede elétrica, a Baur do Brasil também possui tecnologia de atuação em manutenções corretivas. Uma das soluções a ser apresentada pela empresa durante o evento é o Software Baur 4, tecnologia que acaba de ser lançada para facilitar o diagnóstico e a manutenção de cabos subterrâneos. O software é embarcado no equipamento IRG 4000, também fornecido pela empresa, utilizado para localizar falhas em cabos. A nova versão do software é mais intuitiva e auxilia o profissional a como identificar a localização. “Existem vários métodos para localizar uma falha em cabo. Essa versão ajuda a selecionar o meio mais adequado a ser utilizado em cada caso e orienta o passo a passo para o técnico”, explica Bento. Adicionalmente, o software possui outra função de muita utilidade: um mapa com GPS que identifica o ponto exato onde está a falha.

Realizado pela Abeeólica, pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e pelo Grupo CanalEnergia|Informa, o Brazil Windpower será constituído por congresso, feira de negócios e workshops abertos a todos os participantes. O congresso reunirá autoridades e executivos do setor eólico para discutir os desafios para o desenvolvimento da fonte. São esperadas cerca de 2.500 pessoas entre participantes do congresso e visitantes da área de exposição.

O evento, juntamente com o Energy Solutions Show, faz parte da Energy Week, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio no Centro de Exposições Transamérica, em São Paulo (SP).