Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Brasil contribui 40% com as emissões globais dos gases efeito estufa

Dados do Instituto de Energia Ambiente, da Universidade de São Paulo, revelam que o Brasil contribui 40% com as emissões globais dos gases efeito estufa na atmosfera.

Brasil contribui 40% com as emissões globais dos gases efeito estufa

Dados do Instituto de Energia Ambiente, da Universidade de São Paulo, revelam que o Brasil contribui 40% com as emissões globais dos gases efeito estufa na atmosfera. Para que isso seja mudado, medidas envolvendo a produção de biocombustíveis estão sendo tomadas.

Os esforços para reduzir a poluição causada pelos transportes podem ser obtidos de diversas maneiras segundo o pesquisador José Roberto Moreira, dentre elas estão o aumento da eficiência no uso do combustível, a substituição dos combustíveis fósseis por combustíveis renováveis, a melhoria na logística de transporte como melhores estradas e melhores transportes urbanos.

O uso de biodiesel e bioetanol ainda estão entre as maneiras mais utilizadas pelos governantes para a redução da poluição. O mercado de biocombustível vem acrescentando cada vez mais a sua participação nos combustíveis tradicionais, o que contribui para a melhoria da eficiência energética dos motores.

O veículo elétrico também já faz parte de uma realidade para a contribuição com o meio ambiente, porém ainda necessita de uma fonte de eletricidade que varia de país para país. Ainda de todas as alternativas, a produção de biocombustível é a que possui diversas vantagens, inclusive a sua utilização em motores que já estão em uso em tempo imediato.

No Brasil muitas pesquisas estão desenvolvendo diversos tipos de biocombustíveis. A mais comum é a utilização da cana de açúcar, a qual apresenta um resultado mais favorável, tanto em questão na quantidade de área produzida como também os custos de produções e impactos sociais. Além da cana, outras opções como o milho e algas já estão sendo testadas.