Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa

Biomassa de forrageiras será usada para gerar energia elétrica

Pesquisa vai avaliar 105 toneladas de biomassa que serão utilizadas como fonte de energia no processo de produção de cimento

Biomassa de forrageiras será usada para gerar energia elétrica

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a InterCement, está desenvolvendo um projeto para avaliar o uso de biomassa de plantas forrageiras  para geração de energia no processo de produção de cimento.

De acordo com a Embrapa, o maior consumo na produção de cimento é de energia térmica, que provoca emissões diretas de Dióxido de Carbono (CO²). Por isso, a InterCement e a Embrapa buscam avaliar a capacidade de produção da biomassa de três espécies de gramíneas forrageiras tropicais para se tornarem alternativas no processo de geração de energia para a produção de cimento.

Vantagens

De acordo com os estudos realizados, entre os benefícios das gramíneas forrageiras tropicais estão a grande quantidade de biomassa produzida por algumas espécies, baixa exigência de insumos e fácil adaptação a diferentes tipos de solo e clima.

A pesquisa está sendo desenvolvida na área experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina, Distrito Federal, e na unidade fabril da InterCement em Cezarina, Goiás, em escala piloto. Em 2016, foram colhidas cerca de 105 toneladas de biomassa que, após análises, serão utilizadas como fonte de energia no processo de produção de cimento. “Os resultados obtidos até o momento têm sido positivos, indicando uma possibilidade concreta da utilização de biomassa, entre as diferentes opções de combustíveis”, afirma Marcelo Ayres, pesquisador da Embrapa e responsável pela pesquisa.