Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, já pensa em energia renovável

Arábia Saudita diz que pretende ser menos dependente das receitas do petróleo no futuro.

Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, já pensa em energia renovável

Arábia Saudita diz que pretende ser menos dependente das receitas do petróleo no futuro.O anúncio feito pelo vice-príncipe Mohammed bin Salman da Arábia Saudita enviou tremores através dos mercados globais de energia.

Ele disse que o reino do deserto – o maior exportador de petróleo do mundo – que, dentro de 20 anos, não será mais dependente das receitas do petróleo e  planeja usar um valor estimado de US $ 2 trilhões em ativos para diversificar a economia do país  e investir em empresas e projetos em todo o globo.

Grande notícia, dizem os especialistas em energia renovável. Agora é o momento para a Arábia Saudita – durante anos, um dos países que mais se opõem a qualquer ação global séria no combate às alterações climáticas – para usar seus recursos financeiros enormes para investir em energias renováveis ??e, em particular solar.

“Em 2016, o Reino da Arábia Saudita tem uma grande oportunidade para desenvolver uma nova indústria”, diz Jeremy Leggett, especialista em energia solar líder, em um  artigo escrito para as finanças nacionais do diário saudita , Al Eqtissadaih.

Os preços globais

Não só tem a Arábia Saudita foi atingida por declínios recentes nos preços globais do petróleo, que representam mais de 90 por cento das receitas do governo, ele também está consumindo mais e mais de suas próprias reservas de petróleo para gerar energia.

Leggett, fundador da empresa de energia solar independente Solarcentury, aponta que houve o que ele chama de uma redução de custos “surpreendente” em energia solar nos últimos anos – com o custo da planta média de energia solar queda de mais de 80 por cento desde 2008 .

Ele diz: “A oportunidade é para a Arábia Saudita, com o seu recurso de combustível – o sol – e sua capital a partir de suas receitas de petróleo, para se tornar um jogador importante na nova indústria solar global: um hub no que é susceptível de se tornar a maior indústria no mundo algumas décadas a partir de agora. ”

Se existe ou não é a vontade política dentro do círculo real saudita fortemente unido e reservado para investir em um futuro solar é a grande questão.

A oportunidade é para a Arábia Saudita, com o seu recurso de combustível – o sol – e sua capital a partir de suas receitas de petróleo, para se tornar um jogador importante na nova indústria solar global: um hub no que é susceptível de se tornar a maior indústria do mundo um do algumas décadas a partir de agora.

Jeremy Leggett, fundador da Solarcentury

O anúncio pelo príncipe Mohammed, efectuada no decurso de uma  entrevista dada à agência de notícias Bloomberg , não fez qualquer menção de desenvolvimento de energias renováveis.

O príncipe – segundo na linha de sucessão ao trono saudita – disse que o objetivo era  vender ações na Saudi Aramco, a companhia estatal de petróleo , e criar o que seria o maior fundo soberano do mundo para investir em empresas e projetos em todo o mundo.

A venda de ações, disse o príncipe, “vai tecnicamente fazer investimentos a fonte de receita do governo saudita, e não de petróleo.

Nas negociações sucessivas alterações climáticas, a Arábia Saudita tem sido geralmente oposição a qualquer acção global que pode ter um  impacto negativo sobre suas exportações de petróleo .

No entanto, a queda no preço do petróleo afetou seriamente a economia saudita.No ano passado, o país registrou um  déficit orçamentário de US $ 98000000000 , o mais elevado de sempre.

Subsídios reduzidos

Como resultado, os subsídios aos combustíveis generoso, água e eletricidade foram reduzidos, e há indícios de que os impostos sobre os combustíveis fósseis serão levantadas.

No decurso da conferência do clima Paris de Dezembro passado, as autoridades sauditas disseram Climate Network News que, embora o reino planejado para diversificar suas fontes de energia, tempestades de poeira freqüentes nos desertos do país poderia inibir o funcionamento de instalações solares.

Especialistas solares discordam, ressaltando que as usinas solares foram construídos e operar com sucesso em diversas áreas desérticas. No início deste ano,  uma das maiores instalações de energia solar do mundo começou a operar no deserto de Marrocos .

Outras plantas solares operam nos Estados do Golfo de Dubai e Abu Dhabi. E uma empresa saudita,  ACWA Poder , desempenhou um papel importante na construção das plantas em Marrocos e Dubai.