Fonte CEPEA

Biocombustíveis

ANP aprova o credenciamento de primeira certificadora do Renovabio

ANP aprova o credenciamento de primeira certificadora do Renovabio

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na última quinta-feira o credenciamento da Green Domuns Desenvolvimento Sustentável como a primeira empresa inspetora para certificação de companhias produtoras de biocombustíveis no âmbito do RenovaBio. A empresa, com sede em São Paulo (SP) e operações desde 2005, estará apta a iniciar os processos quando a decisão da ANP for publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“A análise de pedido de segunda empresa interessada encontra-se na iminência de ser concluído pela Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP”, segundo comunicado da agência reguladora.

De acordo com as normas do RenovaBio, nova política nacional de biocombustíveis aprovada em 2018, empresas produtoras do setor precisam passar por um processo de certificação para a emissão dos Créditos de Descarbonização (CBIOs). Os CBIOs são calculados de acordo com a capacidade de mitigação de emissões de cada produtor, serão comercializados no mercado e adquiridos por outras companhias, como distribuidoras, para compensar as emissões de combustíveis fósseis.