Comentário

A força da humildade a um líder - por Valter Bampi

A força da humildade a um líder - por Valter Bampi

A palavra humilde teve seu significado distorcido por pobreza de espírito, ignorância e fraqueza; sentidos que, na realidade, não possui. Humilde vem do latim humile e, etimologicamente, quer dizer baixo, rente a terra, na natureza. Como todos sabemos, tudo se transforma. Temos um grande exemplo de humildade, quando folhagens, frutos, animais mortos, troncos se decompõem, voltam a terra em forma de adubo orgânico, nutrindo a vida à volta, sob este prisma, cada um de nós, um dia, terá com certeza sua oportunidade de ser humilde. Segundo os hebreus, humildade é modéstia, reconhecimento, oriunda da palavra hebraica “hoda’a”, que significa dizer “muito obrigado” a Deus.  Humildade, ao contrário do que muitos pensam, não é depreciar a si mesmo, nem ignorância com relação ao que somos, mas o inverso, é o conhecimento exato do que não somos, aceitação plena dos defeitos e qualidades sem a necessidade de invocar vaidade. A  real humildade é vista apenas nos processos de autoconhecimento avançados, aquela em que o homem tem consciência plena de quem é, das suas habilidades, qualidades, defeitos , compreendendo a natureza da sua inferioridade, reconhecendo seus limites, mas isso não o aflige, se esforça para atingir excelência na busca incessante de seu aperfeiçoamento físico, mental, espiritual. Humildade é coragem de assumir que “posso estar errado” e exige responsabilidade de aprender com experiências, conhecimentos disponíveis ao seu redor. Segundo a filosofia judaica, se tolerância é o motor da vida, humildade é seu combustível.

Juan Lorda professor de Antropologia na Espanha diz que quem se ama verdade, procura formar consciência, conhecer princípios morais, pedir conselho a pessoas corretas, com experiência, não consideram humilhante que nos corrijam. De fato, outros observam-nos de fora, com mais objetividade do que nós mesmos. É preciso tirar experiência dos próprios atos, examinar-nos com freqüência, corrigir erros, ser humilde para reconhecer erros, retificar, isso nos dará sabedoria, capacidade de ajudar outros, auto conhecimento é base da humildade. Um exemplo inverso disso foi a declaração  do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, “sou o Primeiro,segundo e o terceiro melhor jogador de futebol do mundo”. Quantos Cristianos Ronaldos conhecemos na empresa, no mundo, aqueles que acham que resolvem tudo sozinhos, experimente coloca-lo num jogo onde só ele integrasse o time. Humildade é trabalho em equipe, reconhecer que o outro é também peça fundamental do seu sucesso. Li uma declaração fantástica numa revista: “Caso você encontre  erros nesta revista, por favor, lembre-se que eles foram colocados aqui de propósito. Tentamos oferecer algo para todos, pessoas sempre procuram erros e não desejamos desapontá-las”.

Como desenvolver humildade? Algumas atitudes que desenvolvem humildade são:

– Admitir que você não é dono da verdade, não sabe tudo;
– Ouvir OS outros com atenção, qualquer pessoa ensina algo;
– Não confundir humildade com humilhação;
– Coragem! Humildade não é para covardes, fracos, só os fortes são humildes;
– Conseguir enxergar pontos fortes ao invés de fracos nas pessoas ao seu redor;
– Ter sensibilidade para perceber e disponibilidade para servir.

Humildade é o diferencial de líderes, pois o sucesso das organizações depende cada vez mais de sua capacidade de valorizar pessoas, incentivando-as a vencer a si mesmas. Lembrando-se de que o humildade tem característica estranha, ela é viagem não destino, pois no momento em que achamos que a temos, já a perdemos,disse Ralph Waldo Emerson: “o grande homem está sempre disposto a ser pequeno”.