A firme expansão da Risen Energy para o mercado mundial de energia solar

Em termos de penetração no mercado brasileiro, a fabricante chinesa ficou em terceiro lugar,com uma pontuação de 24,6% como um indicador de alcance de mercado no País

ET Solar Powers Largest ACPV Project in the USA (PRNewsFoto/ET Solar Group)

A empresa brasileira de pesquisa de mercado Greener recentemente apresentou os resultados de um relatório sobre os mercados estratégicos para a geração de energia solar fotovoltaica (FV) durante a segunda metade de 2018. Por um período de um mês, a Greener conduziu uma extensa pesquisa de fornecedores de soluções FV de todos os tamanhos e de todo o mundo, com respostas de 768 integradores de sistema.

Um item de nota do relatório foi que, em termos de penetração no mercado brasileiro, a fabricante chinesa de painéis solares Risen Energy foi a integradora que ficou em terceiro lugar – com uma pontuação de 24,6% como um indicador de alcance de mercado no País. O relatório ainda apontou que a qualidade do módulo é a principal consideração durante o processo de escolha de uma marca pelo cliente, com 9,79% dos fornecedores brasileiros vendo a Risen Energy como sua fornecedora preferida.

Em mais notícias positivas, em 7 de janeiro a Risen Energy assinou um contrato com a empresa vietnamita PNPHANOI para fornecimento de 50 MW de módulos, em alinhamento e com o apoio da Inciativa Cinturão e Estrada, do governo chinês, e do plano Dois Corredores e um Círculo Econômico, do governo vietnamita. A Risen Energy vai fornecer os 50 MW de módulos para a PNPHANOI para o projeto da usina de energia solar Long Thanh 1.

A Risen Energy é somente uma das muitas fabricantes chinesas de soluções FV que há anos vem prestando cada vez mais atenção na expansão para fora de seu mercado doméstico. O em rápido crescimento mercado sul-americano, com o Brasil servindo de exemplo representativo, é uma área com grande potencial combinada competição acirrada – não podemos deixar de dizer.

Zhao Zelin, vice-presidente de vendas da Risen Energy, disse: “Para obter um melhor entendimento das expectativas do mercado brasileiro, em agosto de 2018 nós levamos uma coleção de módulos de alta precisão, inclusive 72 módulos policristalinos, 72 de PERC monocristalino e 72 de PERC monocristalino para sistemas off-grid para a 5ª Enersolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, e os mostramos aos clientes. Nós aperfeiçoamos nossa percepção de marca por meio de uma série de eventos e campanhas promocionais, pavimentando uma sólida fundação para parcerias subsequentes. Com base numa meta de entrega de mais de 100 MW para o Brasil em 2018, e pedidos em mãos, este ano nós visamos fornecer mais de 260 MW de módulos para unidades de FV de todo o País, com uma participação de mercado anunciada na faixa dos 15-20%”.