Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

3º Fórum do biogás discutirá o uso da fonte na matriz energética

Promovido pela ABIOGÁS, o evento vai debater as vantagens econômicas e ambientais do biogás e do biometano e as oportunidades por setor econômico  

Com o intuito de debater as perspectivas e necessidades para a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira, a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABIOGÁS), realiza nos dias 19 e 20 de outubro, das 8h30 às 19h, o “IIIFórum do Biogás”, no hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo (SP).

Direcionado a empresas transmissoras, geradoras, distribuidoras, comercializadoras e autoprodutores de energia elétrica, empresários, engenheiros, profissionais do setor energético, empresários de agronegócios, governo, formadores de opinião e tomadores de decisão, o evento reunirá as maiores autoridades do Brasil no assunto para debater o aproveitamento energético dos resíduos para geração do biogás e os desafios para o desenvolvimento do insumo como fonte de energia no Brasil.

O III Fórum conta com o apoio do PROBIOGÁS, e é organizado pela DATAGRO. Esse evento já vem se consolidando como o mais importante encontro promovido no Brasil sobre o biogás e o biometano e irá apresentar cases de sucesso, os avanços nas políticas Estaduais e Federal e as vantagens do usodo insumo na geração de energia térmica, elétrica e veicular.

De acordo com os dados da associação, o biogás poderia abastecer quase 25% do consumo de energia elétrica do Brasil com um potencial estimado de 115 mil gigawatts-hora (GWh) de energia ou então substituir 50% do consumo de diesel do país com a grande vantagem ambiental de possuir pegada de carbono negativa.

Segundo o presidente da ABIOGÁS, Cícero Bley Jr., o motivo principal pelo qual o biogás ainda não entrou na matriz energética brasileira é a falta de políticas públicas que viabilizem a inserção da fonte.

“O biogás se consolida como uma commodity ambiental e tem todas as condições de ser utilizado no Brasil e atender a necessidade crescente de energia elétrica e de biocombustíveis”, avalia, Bley.

O executivo lembra ainda que o arranjo de negócio de biogás e biometano é descentralizado e pode resolver esse problema de demanda de energia e estimular o desenvolvimento de uma cadeia de negócios. “O III Fórum do biogás é a grande oportunidade de discutir o biogás e o biometano na matriz energética brasileira”.

Para saber outras informações sobre a programação, valores e inscrição, entre no site www.forumdobiogas.com.br.