Revista Digital
Edições digitais de
Biomassa & Bioenergia
Atendendo à necessidade do mercado da Biomassa e Bioenergia, a Gessulli Agribusiness traz ao setor da agroenergia uma versão digital da revista Biomassa & Bioenergia. As informações dirigidas para o setor bioenergético podem ser visualizadas em qualquer parte do mundo.
E-mail:
Senha:
Esqueci minha senha

Edições

Edição 2, Número 02/2012

Publicado em 2012Edições
Edição 2

Edição 02 - Número 03´2012
Veja o que vai ser notícia na revista Biomassa & Bienergia

Clique aqui para o acesso da edição digital 

AveSui  entra para a era do agronegócio sustentável

Fique por dentro de tudo o que aconteceu no Seminário Internacional de Biomassa & Bioenergia e no Seminário de Reciclagem Animal, realizados dentro da AveSui América Latina 2012. Os principais temas, as discussões, as novidades e análises conjunturais e estruturais do mercado de energia limpa estarão no foco desta cobertura. Realizado pela Gessulli Agribusiness, os dois seminários reúnem num só lugar os maiores especialistas do segmento de energia renovável.

Caldeiras
Reportagem mostra os tipos de caldeiras existentes no mercado brasileiro, especificando as características de cada equipamento de acordo com o combustível utilizado, bem como sua economia quando adotada na produção agrícola e/ou pecuária. Visão ‘de dentro da porteira' também comprova eficiência do aquecimento por caldeira em criações intensivas de animais. 

Briquetes

Artigo traz os resultados de experimento cujo objetivo foi o de determinar a resistência dos briquetes formados a partir de blendas de Pinnus sp e pó de lixa. Com a mistura de ambos, foi possível obter uma blenda com o teor de umidade ideal para o processo de compactação. Os ensaios de compressão diametral apontaram que os briquetes produzidos apresentaram alta resistência e estabilidade mecânica, possibilitando que um maior número deles possa ser transportado e estocado sem que se desfaçam, obtendo assim a redução nos gastos com transporte e secagem dos resíduos. 

Entrevista

Confira nesta edição da revista Biomassa & Bioenergia uma entrevista exclusiva com José Eduardo Borges Malheiro, consultor-executivo da Patense e da Associação Brasileira de Reciclagem Animal. Numa conversa franca, Malheiro fala sobre os novos horizontes da reciclagem animal, avalia o potencial econômico da atividade e elenca os desafios que o setor tem que vencer para se desenvolver no Brasil.   

Produção de biodiesel a partir de sebo bovino

Estudo analisa a participação do sebo bovino na produção brasileira de biodiesel. Os resultados apontam que, no processamento e utilização do sebo bovino, atuam empresas que participam da produção pecuária, do abate e do processamento da carne bovina. Além disso, essas empresas atuam nas etapas seguintes, com destaque para o segmento de higiene e limpeza, rações e biodiesel. Nesse cenário, e frente aos questionamentos em relação ao predomínio da soja, fica evidente que as duas matérias-primas, inseridas em sistemas agroindustriais detentores de grandes investimentos e de escala de produção, pouco favorecem a participação dos pequenos agricultores, foco dos objetivos do PNPB. Por outro lado, quando são discutidas as garantias de oferta, margem de lucro, consolidação de mercado para biodiesel e aumento nos percentuais de mistura, fica evidente que os sistemas agroindustriais como o da carne bovina podem ser capazes de auxiliar no cumprimento de metas e na definição de estratégias vinculadas a esses aspectos.

Visite o site www.biomassabioenergia.com.br e fique sempre bem informado.

Voltar